CATARSE!


Como é a Escola em que você gostaria de ter estudado?
Nos conte!
 

O Escola de Notícias é um empreendimento social (não constituído legalmente) criado em 2011 na região de Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Funciona através de uma Produtora Sociocultural que oferece produtos e serviços em educomunicação (educação e comunitária) e mobilização comunitária, reinvestindo parte dos recursos em um jornal chamado Fazer Escola; o TVer!: uma história puxa a outra, programa semanal que busca boas historias no Campo Limpo; e a Escola de Comunicação Comunitária.  E é para tirá-la do mundo dos sonhos que precisamos de você.
 Qual é a ideia da Escola de Comunicação Comunitária?

Acreditamos que produzir Comunicação é muito importante para alcançarmos o exercício pleno da cidadania. Mas que oferecer a possibilidade de jovens experimentarem uma jornada de autodescoberta é altamente impactante e transformador para suas comunidades e para eles próprios. Então, que tal juntar as duas coisas? Para isso, resignificamos o conceito de Comunidade, entendendo que não é apenas onde moramos, mas, sim, todos os espaços em que com-vivemos com outras pessoas. E todos esses espaços tem potencial transformador e boas historias para serem contadas. Além de personagens incríveis.
 
A partir dessa ideia iremos oferecer uma Jornada de Aprendizagem com duração total de 12 meses a 45 jovens de 15 a 20 anos, vinculados a 10 escolas públicas locais. Por meio de Oficinas Técnicas de Jornalismo, Vídeo, Rádio e Fotografia, esses jovens irão investigar apreciativamente e registrar níveis de comunidade em que estão inseridos, partindo do estudo da historia de sua família (nossa primeira comunidade) até chegar a historia de como nasceu a Zona Sul de São Paulo. Para cada nível de comunidade haverá produtos audiovisuais específicos que serão exibidos em um encontro trimestral com os personagens retratados, que serão, nesse encontro leve, divertido e prazeroso, mapeados e catalogados para a última fase da Escola de Comunicação.
 
Chamada de “Minha ComunicAÇÃO” , essa última etapa convida todos os personagens retratados a, por meio de ferramentas de comunicação, iniciarem transformações reais em seus bairros a partir daquilo que sabem fazer mais e melhor. Tudo isso mediado e estimulado pelos alunos da Escola de Comunicação Comunitária.

Para que eles possam cumprir esse papel terão durante toda a Jornada módulos de estudo em cartografia, antroposofia, métodos de conversação e mobilização comunitária, entre outras tecnologias sociais, além de criarem produtos próprios, tais como curtas-metragens, programas de TV, entre outros. Os jovens que se descobrirem Comunicadores, e quiserem fazer isso de suas vidas, serão convidados a estagiar na Produtora Sociocultural do Escola de Notícias, um espaço de vivência profissional, geração de renda própria e aprofundamento dos conhecimentos técnicos.


Com essa campanha queremos mobilizar recursos suficientes para fazer uma turma piloto no Campo Limpo em 2013, remunerando educadores, custeando espaço e materiais didáticos necessários, além de equipamentos paras as oficinas. Com R$60 mil reais conseguimos fazer essa turma piloto e impactar dezenas pessoas e organizações através dessa rede de Jovens Comunicadores que iremos co-criar. Como a Comunicação Muda o Mundo? 15/10 a 15/12Desafio: R$60 milComo você pode ajudar o Escola de Notícias a acontecer em 2013? O que é o Catarse?

É uma plataforma de financiamento colaborativo brasileiro muito seguro e fácil de usar. Nele, pessoas colocam suas melhores ideias e convidam suas redes para ajudar a tirá-la do papel. O Escola de Notícias está com a Escola de Comunicação Comunitária, uma jornada de aprendizagem para 30 jovens de 10 escolas públicas com um caminho diferente de apenas formar produtores de vídeo: investigar a comunidade apreciativamente usando para isso a tecnologia de informação e comunicação. Como usamos a comunicação para descobrir as boas historias de uma comunidade? Como conectar essas pessoas, seus sonhos de mudança? É mais que usar a comunicação para contar historias de transformação; é ser os próprios jovens e a comunicação a transformação acontecendo.
Como eu faço para apoiar um projeto?

Quando você estiver na página de um projeto, clique no botão verde grandão “Quero apoiar este projeto” (fica do lado direito da tela). Depois disso, você vai ter um campo pra digitar o valor que irá apoiar e poderá selecionar sua recompensa. Na próxima tela, você tem duas opções: prosseguir o pagamento pelo MoIP ou pelo Paypal. Se você for não mora no Brasil, seu pagamento terá que ser feito pelo Paypal, pois o MoIP não aceita pagamentos internacionais. Pra isso, é só você clicar em “Quer fazer pagamento internacional? Clique aqui.” Detalhe: se você for usar o Paypal, não precisa preencher aqueles campos de endereço e telefone, ok?

Se você for usar o MoIP, terá que preencher alguns dados básicos que são necessários para realizar os pagamentos. Depois, você será redirecionado ao ambiente do MoIP para escolher a sua forma de pagamento preferida e concretiza-lo.

Eu preciso ter uma conta no MoIP ou no Paypal para apoiar um projeto?

Não. Você pode usar seu cartão de crédito preferido, fazer uma transferência eletrônica se o seu banco for parceiros do MoIP (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banrisul, Banco Real), emitir um boleto, utilizar créditos na sua carteira MoIP ou direto na sua conta do Paypal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instituto Escola de Notícias, Campo Limpo, ZS, SP.