PORTFÓLIO

Com pouco mais de um ano de existência, o Instituto Escola de Notícias já atendeu diversos clientes oferecendo os mais variados serviços – de formação de adolescentes em produção audiovisual à mobilização de funcionários para o exercício do voluntariado. 

Abaixo, listamos algumas dessas experiências. Se tiver dúvida sobre qualquer uma delas ou quer entender se o Escola de Notícias pode ser contratado para atender uma demanda de sua, de sua empresa ou organização, entre em contato  pelos e-mails:

contato@escoladenoticias.org

FORMAÇÃO TÉCNICA / EDUCOMUNICAÇÃO
Projeto Pingo / Rádios Internas (FINALIZADO) - Convidado pela Ação Comunitária do Brasil, a equipe do Instituto Escola de Notícias prestou consultoria dando formação em educomunicação e na implantação técnica e pedagógica de rádios internas em organizações sociais através do Projeto Pingo, focado em adolescentes e jovens dos programas Crê-Ser e Programa para Preparação para o Trabalho – PPT. Além de oficinas com educadores, o #EDN também realizou uma série de Fóruns de Comunicação mobilizando mais de 200 crianças e adolescentes para discutir, entre outras coisas, o papel de uma rádio na mobilização da comunidade em projetos de transformação social.


Projeto Pingo / Projetos Empreendedores – Convidado pela Ação Comunitária do Brasil, o Instituto Escola de Notícias trabalhou, em parceria com Henrique Heder e através de oficinas e encontros de sensibilização com jovens e educadores, o impacto de projetos transformadores criados por adolescentes, e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em sua divulgação. A partir desse trabalho, cinco iniciativas receberam financiamentos sementes após passarem por uma banca avaliadora para colocar tirar suas ideias do papel.
                                  

Som, Ritmo e Movimento / Associação Santa Amélia (FINALIZADO) – A convite do Programa Crê-Ser da Ação Comunitária do Brasil, o Instituto Escola de Notícias realizou a formação técnica em produção de documentário com 15 adolescentes da Associação Santa Amélia, organização social parceira localizada na Pedreira, zona sul de São Paulo. Em pouco mais de seis meses, duas vezes por semana, os adolescentes tiveram formação técnica e prática e foram responsáveis por desenhar, roteirizar, produzir, filmar e editar o Nosso Olhar – Som, Ritmo e Movimento. O filme de pouco mais de 23 minutos conta a história do projeto com entrevistas de alunos, educadores e financiadores.


GERAÇÃO DE CONTEÚDO / ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO

Projeto Guardiões Griô - Brasilândia, zona noroeste SP (andamento até dezembro de 2012)
- Convidado para cuidar da sistematização e memória da iniciativa, o Escola de Notícias acompanhará as atividades até o fim de 2012, trabalhando com fotografia, confecção de um livro e um documentário que narre a trajetória formativa dos jovens e adultos ao longo das formações. O Guardiões Griô tem o apoio do Programa VAI.



ONG Projeto Arrastão (FINALIZADO)- O Instituto Escola de Notícias foi a organização responsável por cuidar da comunicação institucional do Projeto Arrastão durante o ano de 2011. Entre os serviços prestados estavam a assessoria de imprensa / relação com a mídia, o gerenciamento das redes sociais da ONG, além da produção de conteúdo para a site institucional, boletim informativo mensal, entre outras fontes institucionais de informação. Os bons resultados podem ser conferidas em campanhas como as de aniversário da ONG, quando foram produzidos diversos vídeos, além da mídia espontânea em meios de comunicação como TV Cultura, jornal Valor Econômico, Rede Record, TV Band, entre outras mídias.

Instituto Elos / Guerreiros Sem Armas 2011 (finalizado) – Programa de alto impacto de transformação social, o Guerreiro Sem Armas é uma iniciativa bienal do Instituto Elos Brasil, ONG de Santos, que reúne jovens empreendedores sociais dos 5 continentes para uma imersão de 33 dias no litoral paulista. O Instituto Escola de Notícias foi convidado a fazer a gestão da comunicação do programa dentro das redes sociais, produzindo filmes, entrevistas, matérias e podcasts e informando tudo que acontecia dentro do #GSA2011 e #GSA2012.

                                           

Turismo Consciente / Muda de Ideia (FINALIZADO) -  Expedição organizada pela ONG Turismo Consciente com dez turistas brasileiros que percorreram o Rio Amazonas de Manaus rumo a Parintins. Sob orientação e apoio da Muda de Ideia, a viagem contou com visitas monitoradas em comunidades ribeirinhas. Tudo culminou na presença dos turistas no Festival dos Bois em Parintins, a ilha encatada da Amazônia. O Instituto Escola de Notícias registrou a semana e produziu este vídeo.


                                                  

MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA

Dia dos Voluntários Telefônica / Fundação Telefônica (FINALIZADO) –
Um dos maiores programas de engajamento voluntário no Brasil, o Dia dos Voluntários Telefônica 2011 convidou os colaboradores do grupo a atuarem na região da Barra Funda, zona oeste em São Paulo. O Instituto Escola de Notícias foi responsável por fazer a gestão das informações sobre todas as etapas do #DVT, produzindo vídeos e entrevistas sobre o bairro, seus moradores, o trabalho de mapeamento e todas as iniciativas pré, durante e pós-mão na massa que realizou muita transformação no bairro. Saiba sobre o DVT clicando aqui.