24/11/2012

Santo André, educom e meio ambiente



Entre os dias 21 e 23 de novembro, a equipe do Escola de Notícias esteve em Santo André, cidade próxima a São Paulo, para um encontro muito especial. E diferente do que a gente vinha fazendo até agora. Para encerrar as atividades do Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, iniciativa do Instituto Alcoa em parceria com o CIEDS, o Escola de Notícias ofereceu, em parceria com Cacau Ras, uma oficina de três dias com o tema educomunicação.

Além de boas conversas sobre a comunicação como ferramenta de transformação social, democratização do acesso aos meios de produção e distribuição de conteúdo, e um pouco da história da mídia desde a redemocratização do Brasil, os agentes ambientais comunitários também puderam discutir sobre como produzir comunicação utilizando os recursos locais. E viveram isso na prática.

Na sexta-feira, 23, o convite foi um desafio: em uma hora produzir, apenas com recursos que estavam ao alcance de todos da sala, dois programas de rádio que contassem o que é como funciona o Programa ECOA. Desafio feito, trabalho cumprido. E o melhor: usando apenas aparelhos celulares.
Fazer um programa de rádio com aparelhos celulares?
Sem edição? Sem mesa de som de 8 canais e microfones ultramodernos?
Como assim?
Então, a brincadeira é essa.                                                            
Se quiser saber mais vai ter que participar de um dos nossos encontros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instituto Escola de Notícias, Campo Limpo, ZS, SP.